Oftalmo Guará

Oftalmologista: quando eu devo ir?

Não é raro que as pessoas se perguntem de vez em quando se devem ir ao médico. Aquela dor de cabeça que sempre volta, aquele incômodo no joelho, acabam sempre sendo deixados de lado até que o problema se agrave. Com a saúde dos olhos não é diferente.

Embora exista a ideia no senso comum de que ir ao oftalmologista com frequência é apenas para quem usa óculos, procurar um especialista pode ser essencial para a prevenção e detecção de doenças graves. Quem entende isso, costuma ter a dúvida: afinal, quando eu devo marcar uma consulta com o oftalmo?

Para pessoas que apresentam saúde perfeita dos olhos, a visita a um especialista deve ter a mesma frequência de um check-up regular. Pelo menos uma vez ao ano você deve ir a uma consulta, realizando exames de rotinas. Quem possui histórico familiar de doenças nos olhos, é importante informar ao médico para realizar exames específicos de prevenção. No caso de pacientes que estejam com quaisquer sinais de irritação, ardência ou coceira frequentes nos olhos; dores de cabeça ou dificuldades para enxergar, a indicação é procurar um médico o quanto antes.

Com o avanço da idade, as consultas podem de até duas vezes ao ano. A partir dos 40 anos é comum o aparecimento da presbiopia, e depois dos 50, outras doenças, como a catarata, também costumam ser mais frequentes.

Por fim, não deixe a saúde dos seus olhos em último lugar. Visitas regulares ao seu oftalmologista aumentam a sua qualidade de vida, além de garantir a prevenção de doenças graves que podem trazer problemas sérios se não forem tratadas desde o começo. E quem utilize lentes de contato e óculos de grau, não deixe de checar a validade da sua receita! Usar óculos com receita vencida também pode ser prejudicial a saúde dos seus olhos.

Entre em contato com a gente e agende a sua consulta!

Author image
Campos do Jordão - Br Website
Produção de Conteúdo na Mercurio Marketing